POSTURA: Gostava de corrigir a sua postura corporal?

POSTURA: Gostava de corrigir a sua postura corporal?

 

 

Numa sociedade em que a incidência de lesões músculo-esqueléticas, não traumáticas,  é cada vez maior, torna-se inadiável actuar na prevenção e promoção da Saúde. Cada vez mais surgem pessoas com “DORES CORPORAIS”, a maioria delas de origem postural.

Torna-se importante entender e explicar aos utentes, o funcionamento do CORPO HUMANO, em termos posturais, de como se organiza, quais os vários captores que o constituem e de que forma as alterações numa parte do corpo podem comprometer o normal funcionamento do mesmo e ser a origem do desconforto.

Após uma avaliação postural, conseguimos definir a postura e direcionar de forma a impedir que se instalem e desenvolvam problemas mais graves, com consequências nefastas, quer em termos físicos e/ou psicológicos para o paciente.

A correção postural deve, sempre, ser realizada por profissionais de Saúde com formação específica em Reeducação Postural Global. Após uma análise cuidada e estudadas as diversas alterações, o profissional deve propor o melhor tratamento no sentido de obter os resultados e satisfazer as expectativas dos utentes.

Importa salientar que, a abordagem de uma equipa multidisciplinar, desde avaliação, diagnóstico e terapêutica determinam sempre o sucesso da intervenção.

Na opinião de Dra. Mariana Sousa