Pautar com Saúde a Performance Musical

Pautar com Saúde a Performance Musical

 

O músico é um "atleta emocional de alta competição"  não só do ponto de vista técnico da prática do instrumento (dedicando horas de estudo ao aperfeiçoamento), mas também dos pontos de vista interpretativo e musical. Otimizar a performance tendo em consideração o bem-estar e saúde do indivíduo torna-se preponderante.

A Organização Mundial de Saúde refere que, existem aspetos preocupantes relacionados com a saúde física e mental dos músicos. Falamos de problemas que tocam as mais variadas disciplinas.  Apesar dos problemas já terem sido assimilados, a sociedade médica começa agora a despertar no sentido de zelar por esse bem-estar físico e psicológico nas artes performativas.  Como é sabido, os músicos passam muitos anos a estudar no conservatório, sem haver uma reflexão aprofundada da relação corpo-instrumento. Este conhecimento dos vários sistemas intervenientes (nervoso, musculo-esquelético, respiratório…) é de extrema importância para a promoção da saúde e otimização da performance.

Assim, zelando pelo bem-estar físico e psicológico nas artes performativas, analisamos variados parâmetros físicos, neurológicos e psicológicos associados à saúde e bem-estar do músico, tendo a biomecânica e variáveis ergonómicas um papel fulcral.

A HÍGIAclinic – Reabilitação Integrada,  dispõe do C.I.A.S.M. (Centro Integrado de Avaliação da Saúde do Músico), que integra na sua estrutura uma equipa multidisciplinar vocacionada para a área da reabilitação com uma componente de atuação forte no âmbito da PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E OTIMIZAÇÃO da saúde, com uma vertente especializada em saúde musical. Especialistas em análise e reabilitação da POSTURA CORPORAL e MAXIMIZAÇÃO da PERFORMANCE, preconizamos um projeto pioneiro a nível nacional no segmento da medicina preventiva de elite no âmbito musical.

Com este artigo queremos demonstrar como uma AVALIAÇÃO GERAL DE SAÚDE (análise postural, nutricional, psicológica, médica e dentária, ...) e a implementação de estratégias no âmbito da promoção da saúde e proteção da doença, traz resultados extraordinários na maximização da performance dos músicos.

_________

Na Opinião da Dr.ª Rosa Costa

Fotografia: Clarinetista João Ramos