DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): nós explicamos como se trata.

DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM): nós explicamos como se trata.

 

A DTM é definida como um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a Articulação Temporomandibular (ATM) e todas as estruturas anatómicas agregadas ao sistema estomatognático.

Sintomas:

.Dores na cabeça, na região do ouvido e pescoço;

.Crepitação nas ATM (estalidos na articulação)

.Dor ou desconforto na face, na ATM e/ou músculos mastigatórios;

.Dor na região cervical e na cintura escapular;

.Zumbidos, sensação de redução de audição e vertigem ( importância do diagnóstico diferencial por Otorrinolaringologia);

.Limitações na mobilidade da mandibula (sensação de boca presa, dificuldade na abertura da boca, bloqueio, desvios nos movimentos de abertura ou fecho, dificuldades na mastigação);

A abordagem da DTM deve ser multidisciplinar tendo em conta que, a sua etiologia é multifactorial. Os mecanismos etiológicos mais frequentes são o Traumatismo da Mandibula, patologia articular, hábitos parafuncionais como apertar e ranger dos dentes (bruxismo), tensão muscular e tensão emocional.

 

Tratamento da DTM e dor Oro-Facial  

Os profissionais envolvidos e que habitualmente estabelecem o diagnóstico diferencial são, o especialista em Otorrinolaringologia, o Neurologista, o Médico dentista, o Cirurgião maxilofacial e o Fisiatra. Após confirmado o mesmo e tendo em conta a complexidade de cada caso o tratamento pode ser conservador (mais de 90% dos casos) ou cirúrgico (casos mais específicos).

A abordagem conservadora, a mesma pode consistir no recurso a fármacos,  goteiras de relaxamento, fisioterapia e reprogramação postural.

Relativamente à Fisioterapia, a mesma deve ser realizada por Fisioterapeuta especialista em Reabilitação postural e Oro-Maxilofacial, capaz de efectuar uma abordagem Global, de forma que os resultados sejam satisfatórios e as expectativas do paciente sejam alcançadas na sua totalidade.

________

Na opinião da DRa. Rosa Costa. Fisioterapeuta especialista em Reabilitação Oromaxilofacial e Correção Postural segundo Método MÉZIÈRES.